Posso morar em Portugal sendo brasileiro morar em portugal

Posso morar em Portugal sendo brasileiro ?

Lei da Nacionalidade e o estabelecimento da filiação
durante a menoridade: possível alteração

Posso morar em Portugal sendo brasileiro?

Lei da Nacionalidade e o estabelecimento da filiação
durante a menoridade: possível alteração

• Enquadramento

O estabelecimento da filiação durante a menoridade é um dos requisitos que impede que muitos cidadãos peçam a nacionalidade portuguesa. Basicamente, não basta ser filho ou neto de cidadão português, é preciso comprovar o estabelecimento da filiação durante a menoridade para poder ter acesso à nacionalidade portuguesa.

Seguindo a tendência de ajustamentos da lei da Nacionalidade, no dia 23/04/2021, o PSD apresentou projeto de lei com o objetivo de alterar à lei da nacionalidade com objetivo de revogar o artigo 14.º da Lei da Nacionalidade, que dispõe: “só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade”.

• Como é atualmente?

Muito embora o direito fundamental à cidadania esteja reconhecido na Constituição portuguesa e esta consagre o direito à igualdade, inclusive no seio familiar, o referido artigo 14.º da Lei da Nacionalidade exclui o direito à nacionalidade aos indevidos cuja filiação tenha sido reconhecida na maioridade.

Em outras palavras, o filho de um cidadão português deve ter a relação de maternidade ou paternidade estabelecida antes da maioridade civil (isto é, antes dos 18 anos), sob pena de não ter acesso ao direito à nacionalidade.

Convém salientar que o mesmo se aplica aos netos, que também poderão se encontrar impedidos de aceder ao citado direito.

Quer saber mais sobre a nacionalidade para filhos ou netos, ou ainda sobre o estabelecimento da filiação? Entre em contacto connosco!

• Como ficará se for aprovado?

Caso seja aprovado o projeto de lei em questão, a exigência do estabelecimento da filiação durante a menoridade deixará de existir. Logo, o acesso ao direito à nacionalidade será ampliado, englobando aqueles indivíduos, cujo estabelecimento da filiação se deu na maioridade.

Neste sentido, os filhos e netos de cidadãos portugueses deixariam de necessitar do referido estabelecimento da filiação durante a menoridade, bastando comprovar que a descendência de um cidadão português até o 2º grau.

Essa medida ampliará o acesso à nacionalidade portuguesa para muitos que até hoje em dia não tem esse direito adquirido.
Conte com o nosso apoio! Contacte-nos

 

Posso morar em Portugal sendo brasileiro? Consulte-nos 

voltar listagem

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support